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1ª capital do Brasil com mais investimentos em infraestrutura

Investimos muito na recuperação e transformação de Boa Vista. Entregamos obras grandes como o Parque do Rio Branco, novos prédios de escolas, blocos do Hospital Infantil, bairros inteiros foram asfaltados, receberam drenagem e iluminação. Além de toda a estrutura, geramos milhares de empregos diretos e indiretos. Tudo isso, além de mudar a vida das pessoas, nos colocou em primeiro lugar em um ranking entre as capitais que mais investiram em obras de infraestrutura do Brasil, segundo levantamento da Consultoria Tendências. Para você ter uma ideia, tivemos o dobro da pontuação de Manaus, que ficou em segundo lugar.

 

Em oito anos, como prefeita, mudamos a realidade de milhares de famílias assim como a condição dos bairros da cidade. Valorizamos imóveis, trouxemos urbanização, asfalto, drenagem, calçadas, sarjetas, sinalização de trânsito, iluminação de LED.

Muitos bairros, principalmente os mais afastados do Centro, foram 100% contemplados com as obras da prefeitura. Em oito anos, asfaltamos mais de 550 ruas e avenidas da cidade que antes eram de terra. Essas ruas contabilizam mais de 230 km de asfalto onde antes não havia qualquer tipo de infraestrutura.

Cerca de 90% das obras em Boa Vista aconteceram em bairros da zona oeste, ou seja, naqueles mais afastados do Centro, dentre eles: Jóquei Clube, Senador Hélio Campos, Pintolândia, Nova Cidade, Araceli, Centenário, Cinturão Verde, Cidade Satélite e tantos outros.

Investimos muito para garantir mais qualidade de vida aos moradores e valorizamos todos os imóveis com o asfalto novo na frente das casas. O nosso foco sempre foi entregar obras e ações duradouras, que mudam de fato a vida das pessoas.

170 km de drenagem – Mais do que a distância de Boa Vista a Caracaraí

As obras de drenagem que fizemos nos oito anos de prefeitura ajudaram a eliminar 50 pontos críticos de alagamento. Quem vive em Boa Vista há algum tempo lembra bem o sofrimento das famílias que viviam em bairros cercados por lagoas, que ficavam intransitáveis no período do inverno. Com as obras de drenagem, milhares de famílias vivem numa outra condição, sem contar com a valorização dos seus imóveis.

Fizemos muito! Só de tubulação que fica debaixo do asfalto, nós construímos mais do que a distância entre a cidade de Boa Vista e Caracaraí.

350 km de calçadas – De Boa Vista a Caroebe

Só de calçadas construídas nos bairros, conseguiríamos chegar até o município de Caroebe. Todas as calçadas foram entregues com acessibilidade, rampas de acesso e sinalização. Assim como as ciclovias, as calçadas garantem o espaço do pedestre, que passou a ter um local mais seguro para caminhar e se deslocar.

Trabalhar com a infraestrutura de Boa Vista foi realmente desafiador, porque nos esforçamos muito todos os dias do ano fiscalizando, acompanhando, mapeando os locais mais críticos, indo atrás de parcerias e recursos, fazendo projetos na Secretaria Municipal de Obras.

 

221 km de recapeamento

Boa Vista é uma cidade plana, com ruas largas e muito movimentadas. Como temos longo período de fortes chuvas, é preciso também investir na manutenção das vias. Além do trabalho de pavimentação de ruas que não tinham asfalto, nós também recuperamos grandes avenidas e recapeamos muitas ruas e até bairros inteiros, onde o asfalto já estava desgastado pelas ações do tempo.

Construímos e equipamos uma usina de asfalto municipal, para atender a um número maior de vias. Hoje, produzimos na cidade o asfalto que é utilizado na operação tapa buracos e nas obras de recapeamento.

12 km de valas fechadas

Boa Vista, há muitos anos, era uma verdadeira vala a céu aberto. Quem lembra como era o Ayrton Senna? Era uma grande vala de ponta a ponta, do aeroporto à Praça do Centro Cívico. Durante os oito anos como prefeita, fechamos cerca de 12 km de valas em vários bairros da cidade, fizemos a tubulação com drenagem e construímos pavimentos ou grandes calçadões.

 

21 praças públicas reformadas e modernizadas

Dentro da infraestrutura, ainda estão as praças da cidade. Investimos muito para trazer de volta as pessoas para os espaços públicos. Isso significa investir também na saúde, no bem-estar, na convivência, no fortalecimento de vínculo, além do lazer e esporte. Em toda a cidade, investimos muito para levar qualidade de vida às pessoas. Esse é o papel principal das praças da cidade. Boa Vista, hoje, é uma cidade muito mais feliz do que anos atrás.

Nos oito anos de gestão, reformamos, modernizamos e ampliamos 21 praças da capital. Investimos na geração de emprego e renda nos quiosques e restaurantes, construímos campos cobertos de futebol, quadras poliesportivas, levamos academia ao ar livre, playgrounds com piso emborrachado.

Revolucionamos a maneira de brincar em Boa Vista com as selvinhas amazônicas, áreas molhadas nas praças, a exemplo do Parque do Rio Branco e da Praça do Nova Cidade. Com a iluminação pública de LED nesses locais, as praças ficaram mais iluminadas e seguras, tanto é que, tarde da noite, quando a gente passa de carro, as pessoas continuam utilizando os espaços públicos da cidade, seja em bairros centrais ou os mais afastados. Essa é uma das características de Boa Vista. Preparamos a cidade para as pessoas, principalmente as crianças.

E não só reformamos, nós também construímos outras 10 novas praças em bairros onde antes não havia espaços de lazer. Levamos esporte, saúde e vagas de emprego para os bairros mais afastados do Centro, como Nova Cidade, Cidade Satélite, Pérola, dentre outros.

Uma cidade que oferece à população espaços seguros, interativos, integrativos,  passa a ter cidadãos mais felizes. Esse sempre foi o nosso objetivo, trazer para Boa Vista o que há de melhor nas grandes cidades, onde praticamente tudo é pago, e aqui na capital é de graça.

 

 

Do último para o 6º lugar entre as capitais com mais km de ciclovias

Por muito tempo, Boa Vista, que é plana e tem a bicicleta como transporte de muitos trabalhadores, não tinha sequer pequenos trechos de ciclovias. Os índices de acidentes envolvendo ciclistas eram altíssimos. Em parceria com a Caixa Econômica Federal, desenvolvemos um pacote de obras de mobilidade urbana, que incluiu a construção de ciclovias, de terminais de transporte urbanos e abrigos de ônibus.

Em oito anos, construímos mais de 40 km de ciclovias, que interligam os bairros Caçari ao Nova Cidade, de ponta a ponta da cidade. Atualmente, milhares de pessoas utilizam as ciclovias para se deslocar em horário de trabalho e para passear com toda a família. Após as ciclovias, Boa Vista passou a ter vários grupos organizados de ciclistas.

As ciclovias democratizaram os espaços entre os veículos, ciclistas e pedestres. Hoje somos a 6ª capital do Brasil com mais quilômetros de ciclovias por habitante. Foi um avanço extraordinário e que marcou uma fase muito importante na vida das pessoas. Não éramos acostumados a dividir as ruas da cidade, que são largas, com bicicletas. Na época, houve até certa resistência pela mudança na estrutura das grandes avenidas, mas os benefícios prevaleceram.

Cuidamos dos detalhes.

Além de tudo isso, ainda investimos em iluminação de LED, construímos um belíssimo Teatro, 40 escolas, postos de saúde, terminal de ônibus, usinas solares, mercado municipal, 700 abrigos de ônibus, 70 abrigos climatizados, dezenas de quiosques para comercialização de produtos e alimentos, investimos no Hospital da Criança, fizemos grandes manutenções e reformas em prédios públicos, modernizamos o Palácio 9 de Julho, que é a sede da prefeitura.

Na prefeitura, aprendemos a fazer muito com poucos recursos. Tudo isso trouxe qualidade de vida, desenvolveu a cidade, fez de Boa Vista um local bom para se investir e viver.