Pular para o conteúdo

Guarda Civil Municipal e agentes são hoje referência em segurança

Recordo-me bem de como encontrei a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito em 2013. Não havia veículos – as viaturas que existiam estavam bem sucateadas -, os agentes trabalhavam com equipamentos ultrapassados, alguns até vencidos – como os coletes. O prédio da guarda não tinha estrutura apropriada. A situação era difícil e a guarda tinha pouca representatividade na sociedade. Uma cidade, um estado para ser considerado com boa qualidade de vida tem que ter uma segurança efetiva e eficaz.

Segurança e Trânsito – Transformação

Hoje a realidade é totalmente diferente. Fizemos sempre o que esteve ao nosso alcance, dentro dos nossos limites orçamentários, dando um passo de cada vez, mas alcançamos excelentes resultados. Com a ajuda do Romero, enquanto senador, além de muito planejamento, compromisso e respeito, conseguimos transformar a realidade, tanto dos agentes de trânsito, como da Guarda Civil Municipal.

Começamos com a formação e o treinamento dos servidores e a aquisição de equipamentos, enquanto fomos construindo e entregando prédios novos, tanto para a secretaria como para a Guarda. Compramos veículos, motos de altas cilindradas, adquirimos munições, outros armamentos, coletes, capacetes, caminhonetes, embarcações, quadriciclos para Defesa Civil, guinchos e novos veículos para a Superintendência Municipal de Trânsito. Hoje a segurança municipal é equipada e eficiente no trabalho que faz.

Fizemos concursos e chamamos os aprovados

Os dois concursos públicos para a área da segurança abriram quase 300 novas vagas de emprego em Boa Vista para fortalecer o efetivo e garantir a representatividade que a Guarda Civil Municipal tem hoje em Boa Vista. E não só fizemos os concursos, como também chamamos todos os aprovados, inclusive cerca de 50 agentes do quadro de reserva. Atualizamos progressões, fizemos promoções dos agentes, oferecemos cursos e capacitações, pagamos todos os salários em dia e investimos muito para que todos tivessem condições de atender a nossa população com um serviço mais eficiente, priorizando o cuidado com as pessoas.

Quando conseguimos a autorização para armar a Guarda, uma das nossas primeiras providências foi regularizar os nossos agentes e capacitá-los. Buscamos novamente parceiras com o Governo Federal para comprar armamentos letais, dando outras condições aos agentes, tanto para a própria segurança, como para aumentar a capacidade de atuação contra a criminalidade. Foi um marco para a nossa Guarda.

Suporte eficiente de equipamentos

Em oito anos, entregamos mais de 50 viaturas, 4 jet skis, 5 quadriciclos, 6 embarcações, 300 pistolas, mais de 20 mil munições, 8 motocicletas de altas cilindradas. Para se ter uma ideia, em 2013 Boa Vista tinha pouco mais de 150 guardas para cuidar de mais de 50 bairros. Hoje esse número chega perto dos 400 agentes. Mais que dobramos o efetivo.

Orgulho da farda

Hoje, quando olho para trás, tenho muito orgulho de ter feito parte da transformação da Secretaria de Segurança Urbana e Trânsito da nossa capital. Quando passo pelas ruas e vejo os agentes e guardas com o fardamento todo bonito, eles equipados, as viaturas novas, me vem a lembrança de todo o trabalho que fizemos, todos os avanços, todas as conquistas, as reuniões até altas horas para definir prioridades, porque trabalhamos sempre com orçamentos apertados. Foram conquistas que me trazem muita satisfação. Hoje, tanto a Guarda Civil Municipal quanto os agentes de trânsito têm um papel importantíssimo na segurança da capital, são exemplo para Roraima e para o Brasil como uma das mais estruturadas e equipadas equipe do país.

Investimos para salvar vidas

O trânsito de Boa Vista sempre foi tratado com muita responsabilidade por toda a nossa equipe. Investimos muito na reestruturação das ruas da cidade, duplicação de avenidas, implantação de novas faixas de pedestres, revitalização de toda a sinalização horizontal e vertical, fechamos cruzamentos perigosos, instalamos novos semáforos em locais com muitos registros de acidentes. Fomos a cada ano reordenando as vias públicas, para melhorar a segurança, ter um melhor fluxo de veículos e de respeito aos usuários.

6ª. capital com mais ciclovias do País

E no trânsito, todos precisam ter um lugar seguro, seja o condutor, o pedestre ou o ciclista. Em oito anos, construímos mais de 40 km de ciclovias, que cortam a cidade de ponta a ponta, do Paraviana ao Nova Cidade. Foi um marco para o desenvolvimento e modernização da cidade. Com esse trabalho, ocupamos a 6ª posição entre todas as capitais do Brasil com mais km de ciclovias por habitante. Esse foi mais um legado muito importante para as pessoas, que partiu dos investimentos para um trânsito mais seguro.

Educação no trânsito

As campanhas educativas para um trânsito mais humanizado sempre foram constantes, em escolas, nas vias públicas, instituições, em eventos. Somadas a elas, reforçamos muito a sinalização nas faixas de pedestres, com a instalação de placas luminosas (Boa Vista é uma das poucas cidades do Brasil onde o motorista respeita a faixa de pedestres), implantamos radares e placas para limitar a velocidades por toda a cidade, recuperamos e organizamos estacionamentos, e sempre pensando em tornar o nosso trânsito, nossas ruas, calçadas, ciclovias mais seguras.