Pular para o conteúdo

Saúde: desafio que sempre enfrentei com coragem e equipe técnica

A saúde é um desafio diário que todos os gestores públicos do Brasil enfrentam. Em Boa Vista, quando assumi novamente a prefeitura em 2013 foi desesperador ver o abandono do Hospital da Criança Santo Antônio, sem equipamentos, com camas, macas, cadeiras velhas e enferrujadas, paredes caindo aos pedaços, sem pintura ou qualquer manutenção, pouquíssimos profissionais. Não sabíamos por onde começar. Mas, com muita força de vontade, responsabilidade, compromisso e parcerias com o ex-senador Romero Jucá, ano a ano, fomos conseguindo reformar, reconstruir, modernizar e ampliar a estrutura do único hospital infantil, que se tornou referência no atendimento às crianças até 13 anos de todo o Estado de Roraima.

Hospital modernizado e novo centro cirúrgico

Nos oito anos de gestão, entregamos 7 blocos totalmente modernizados, com equipamentos de ponta. Entreguei ao prefeito Arthur Henrique a reforma do 8o. e último bloco do hospital com quase 100% das obras concluídas e ele, tão logo assumiu a administração do município, entregou a estrutura do novo centro cirúrgico, que já estavam com recursos garantidos. Ou seja, entregamos praticamente um bloco novo a cada ano. E não era só o investimento na estrutura, compramos equipamentos modernos para exames, fizemos três grandes concursos públicos, convocamos quase 2.400 novos profissionais para trabalhar tanto no hospital como nas unidades básicas de Saúde.

34 Unidades Básicas de Saúde

E, por falar em Unidades Básicas de Saúde, em 2013, nossa, que tristeza. Havia apenas 7 UBS’s funcionando em toda a cidade, mesmo com a estrutura precária para receber os pacientes. Desde então, construímos novas UBS’s, reformamos, modernizamos e ampliamos outras 27 e hoje Boa Vista conta com 34 unidades, inclusive algumas com atendimento até meia noite, espalhadas por vários bairros da cidade. Foi um trabalho incansável, de domingo a domingo, planejando, estruturando, indo atrás de recursos, parcerias, mas deu certo. Hoje, a atenção básica de Boa Vista, de responsabilidade da prefeitura, está estruturada, com medicamentos, profissionais, têm mais segurança e conforto para receber a população.

Estoque de medicamentos garantido

Mesmo em tempos de pandemia, trabalhamos duro para garantir que as UBS’s estivessem abastecidas de testes rápidos e remédios. Inclusive, deixei a prefeitura com mais de 90% de estoque da rede REMUME, que é a lista de medicamentos de responsabilidade do município. Enquanto isso, a média nacional nas demais cidades era de 45%. Sempre fizemos tudo o que estava ao nosso alcance, dentro dos limites orçamentários da prefeitura. Para se ter uma ideia, apenas a Secretaria de Estado da Educação tem o orçamento anual inteiro da Prefeitura de Boa Vista que cuida de 70% da população de todo o Estado de Roraima. A diferença de recursos públicos é muito grande, mas conseguimos fazer o melhor, com o que tínhamos em mãos.

Centros médicos especializados

Também tivemos grandes avanços na área de odontologia, com a entrega do Centro Especializado Odontológico, ampliamos os consultórios nas unidades de saúde, investimos na humanização das salas de vacina e de dentistas, instalamos playgrounds nas UBS’s para as crianças terem momentos de descontração enquanto aguardam atendimento. Além disso, outras grandes obras marcaram nossa gestão, como o Centro de Prevenção do Câncer de Colo e Mama – Silvana Helena Souza Gomes (CPCOM) e o Centro de Zoonoses, que mudou de local e foi ampliado, modernizado e hoje atende nossos animais de uma forma muito mais respeitosa.